top of page
Uma das nossas preocupações é a de disponibilizar materiais didáticos produzidos e utilizados pelos bolsistas em sala de aula, no âmbito do projeto. São primeiras tentativas de elaboração de material na perspectiva da didática da história com o uso de documentos, que sabemos ter lacunas, mas que podem ser utilizados ou servir de base para professores/as de História do Ensino Básico. (Há algumas referências bibliográficas e reflexões no blog sobre Ensino de História). Abaixo estão os links para download de materiais que envolvem a análise de documentos variados, para diferentes temas do currículo escolar da disciplina de História.
-
A partir de trecho de carta e de imagens, visa discutir relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro, atentando para desconstruir a imagem do “escravo coisa” e acentuar seu papel de agente na história do nosso país.
-
Partindo de carta endereçada a Getúlio, a atividade visa discutir a visão do “presidente pai dos pobres” fazendo paralelo com charges veiculadas entre 1934 e 1937.
-
Partindo de imagens e de trecho de livro, a atividade visa pensar a reforma e a contrarreforma religiosa como processos históricos que instituíram novos modos de pensar e entender o mundo.
-
Através de carta, mapa e ilustração do século XVI, a atividade busca pensar como era o olhar do europeu sobre o outro do continente americano.
-
Através de pinturas e filmes, a atividade enfoca as diferentes visões sobre os processos históricos.
-
A partir de propagandas de guerra e de trechos de relatos, o material procura pensar o cotidiano na guerra e os diferentes pontos de vista sobre o evento à época.
Materiais desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19, ano/semestre 2021.1 e 2021.2:
-
Permitir que os alunos compreendam a origem do folclore, sua importância e seus impactos na construção da sociedade brasileira.
-
Trazer o tema arte da renascença ocidental para a percepção de um conjunto de imagens e textos para melhor entender os destaques que a arte renascentista trouxe consigo, desde antes do renascimento com os estilos dos séculos XII ao século XIV, e do período do século XV com os artistas renascentistas.
-
Ampliar o conhecimento dos educandos referente às culturas que compõem a sociedade brasileira através dos seus respectivos mitos de origem.
-
Compreender as diversas visões político-sociais possíveis que existiram durante os anos finais do século XIX.
-
A proposta da criação do jogo foi levantar questionamentos que nos levam a pensar a visibilidade das mulheres na História e assim, criar um material que contemple a trajetória de mulheres históricas.
-
Compreender o papel do IHGB na construção de uma identidade nacional, e a forte influência que este projeto político tem ainda na consciência histórica da população.
-
Apresentação baseada na comparativa de imagens de Florianópolis atualmente e quando ainda era Desterro (figuras, pinturas, [...]) focando alguns pontos que sofreram modificações urbanas como a Rua Felipe Schmidt, o Centro e o Mercado Público.
-
Material produzido com inspiração na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) do ano de 2021 e consiste na resolução de questões sobre a temática História Afro-Brasileira, mais especificamente o protagonismo das mulheres negras na História do Brasil.
bottom of page