top of page
Buscar
Foto do escritorPIBID HISTORIA UDESC

A IDADE MÉDIA PARA ALÉM DO PERÍODO DAS TREVAS por Tatiana Costa de Melo, EBM Henrique Veras

Atualizado: 14 de mai. de 2019


L’ANCIEN, Pieter Brueghel. La Danse des paysans. 1568. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b5/Pieter_Bruegel_the_Elder_-_The_Peasant_Dance_-_WGA3499.jpg&gt;. Acesso em: 14 jun. 2016.


Após acompanhar as sobre Idade Média ministradas pelo professor supervisor Cesar Jungblut em sala de aula notamos que os materiais didáticos ainda apresentam o período como uma era obscura da humanidade, assim como os alunos também trazem consigo inúmeras ideias prévias que perpetuam a Idade Média como a “Idade das Trevas”. Diante disto, foi aplicada uma oficina com a turma de sétimo ano da Escola Básica Municipal Henrique Veras em Florianópolis, com o objetivo de refletir sobres os inúmeros conceitos relacionado ao período.

O método utilizado para o debate em sala de aula foi à apresentação de diversas imagens que exibiam o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico no período da Idade Média, formando assim uma aula expositiva e dialogada entre análises de imagens e conhecimento sobre o período. “A Idade Média além do período das trevas” foi o tema principal da exposição e contou com inúmeras pinturas históricas e imagens de monumentos para representar o desenvolvimento cultural, artístico, tecnológico e intelectual que ocorreu naquele período.

REPORT THIS AD

A oficina contou com duas aulas de 40 minutos para a exposição das imagens e o debate sobre o período. Para introduzir o tema os alunos foram levados a refletir sobre o que era a Idade Média, o que o período dividia e porque ficou conhecido como “Era das Trevas”. Ao exporem suas ideias os alunos apresentaram posições muito parecidas com as que os livros didáticos exibem e também os outros meio de comunicação como filme, séries, livros e jogos; ou seja, uma perspectiva muito próxima do conhecimento comum. Na medida em que as imagens eram expostas e debatidas os alunos se integravam mais no assunto, interagindo nos diálogos, nas análises das imagens e compreendendo o raciocínio. As pinturas representavam os teatros, as danças, músicas e festas que apresentam uma vivência popular, também exibiram as obras de artes, tapeçarias e vidraçarias para demonstrar o desenvolvimento artístico e técnico do período. Também foram utilizadas fotografias para retratavam as cidades medievais, castelos, igrejas e a arquitetura do período, bem como as universidades que representavam um desenvolvimento intelectual. As pinturas que retratavam a interação comercial dos povos medievais com outras religiões foram utilizadas a fim de desconstruir a ideia de uma única religiosidade. Com isso, obtivemos uma rápida exposição das diferentes evidências que desconstrói a ideia de uma “Era das Trevas” sem produção cultural, artística e tecnológica.

Partindo para as atividades, quando os alunos, em duplas, deveriam desenvolver uma linha do tempo sobre o período medieval, organizando as inúmeras contribuições que o período trouxe para a humanidade assim como alguns dos seus acontecimentos. O objetivo era de construir um quadro geral das diversas contribuições da Idade Média. De início, os alunos apresentaram bastante dificuldades na construção deste quadro assim como em identificar os séculos que se apresentavam em algarismos romanos o que fez com que fosse necessário uma prolongação do tempo para a realização da atividade. Após esse período, ao corrigir as respostas, constatamos que a atividade teve um resultado satisfatório.

Ao final do processo, tendo as atividades e a exposição dos alunos como método avaliativo, podemos ponderar que o objetivo foi alcançado uma vez que os alunos conseguiram enxergar as diversas contribuições que o período medieval trouxe a humanidade e ainda assim desconstruir o conceito de “Idade das Trevas”. A utilização das imagens foi bastante atrativa assim como a liberdade para a participação dos alunos também tenha contribuído para esse fim. Os alunos foram os principais agentes neste processo de aprendizagem, os seus conhecimentos, já trazidos para a sala de aula, foram a base para todo o raciocínio.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page