top of page
Buscar
Foto do escritorPIBID HISTORIA UDESC

PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID HISTÓRIA/UDESC NO

Atualizado: 14 de mai. de 2019

IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História Belo Horizonte – 18 a 21 de abril de 2015



Nos dias 18 a 21 de abril de 2015 aconteceu o IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História, no compus da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. Neste evento os bolsistas do PIBID de História da UDESC apresentaram dois trabalhos: “Ensino de história indígena: experiências na escola Municipal Henrique Veras, Florianópolis-SC (PIBID-UDESC)” de autoria de Talita Garcia Ferreira e Larissa Canuto de Souza Dantas e “Uso de recursos audiovisuais na mediação do conhecimento a partir de oficinas sobre Revolução Francesa realizadas por membros do PIBID” de autoria de Christian Gonçalves Vidal da Fonseca, Manoela Salvador Frederico e Nathalia Jonaíne Hermann.

O tema do evento desde ano foi Questões Socialmente Vivas, e tinha como objetivo discutir as problemáticas na relação passado/presente/futuro nas sociedades e como elas interagem entre os diferentes sujeitos e práticas educativas. Sendo assim, o encontro estava dividido em três grandes áreas: Saberes e Práticas, Ensino de História e História Pública e Sujeitos e Culturas.

A comunicação “Uso de recursos audiovisuais na mediação do conhecimento a partir de oficinas sobre Re. Francesa realizadas por membros do PIBID”propunha expor as experiências em sala de aula desenvolvidas pelos bolsistas na E.E.B Simão José Hess, para alunos do Ensino Médio e foi apresentado no Grupo de discussão Ensino de História, Cinema e Literatura. Esta comunicação discutiu acerca dos recursos tecnológicos utilizados no ensino de história e como isso influencia/afeta o cotidiano da sala de aula e quais as dificuldades encontradas para o desenvolvimentos das oficinas pelos bolsistas e principalmente para que o professor possa aplicá-la sem o auxilio dos bolsistas.

O artigo “Ensino de história indígena: experiências na escola Municipal Henrique Veras, Florianópolis-SC (PIBID-UDESC)” foi apresentado pela bolsista Talita Ferreira no Grupo de Discussão “História indígena e ensino regular”, que tinha como proposta propiciar discussões sobre as diversas experiências de estudos realizadas, baseando-se na lei 11.6454/08 e sobre a obrigatoriedade do estudo indígena no ensino regular. Entre os principais pontos abordados nos dois dias que ocorreu este GD tenha-se a preocupação em como trabalhar a história indígena de forma efetiva, como é exposto este tema nos livros didáticos e as experiências em trabalhar no ensino básico. Segundo Talita, “o ponto principal foi a conscientização de que precisamos trabalhar a história indígena em todos os níveis de escolaridade de forma efetiva, para que se consiga desconstruir visões preconceituosas e errôneas sobre os indígenas, e pensar como esses sujeitos, com diversas culturas e línguas está presente no tempo atual”.

Neste evento havia uma grande quantidade de trabalhos que analisavam ou apresentavam experiências desenvolvidas pelos diferentes projetos PIBID de história pelo Brasil, sendo apresentados tanto por coordenadores, professores supervisores e/ou bolsistas.

Os bolsistas participaram também da outros momentos do evento com conferências, mesas redondas, oficinas e minicursos sobre vários aspectos ensino de história. Além das atividades do evento os bolsistas também aproveitaram para conhecer a cidade e pontos turísticos como os diversos museus que funcionam na cidade de Belo Horizonte e que tratam de diferentes aspectos da cultura, história, ciência e artes da região e do país.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page